Quais são os alimentos que podem ser congelados?

Blog A Chef em Casa

O congelamento é uma das técnicas mais tradicionais de conservação de alimentos. Por isso, é bom saber direitinho quais são os alimentos que podem ser congelados sem perder
suas características e principais nutrientes. Confira!

Pão de forma

Os pães costumam ter um prazo de validade curto e se você mora sozinho é impossível comer todo o pacote dentro desse prazo. Por isso, para evitar o desperdício, o ideal é congelar o alimento.

Você pode utilizar a própria embalagem, basta retirar o ar e fechar bem. Já na hora de descongelar, leve diretamente para o forno e faça torradas.

Legumes e verduras

Legumes e verduras são fáceis de congelar. Basta picá-los da forma que você normalmente usa para prepará-los e colocá-los em um saquinho ou pote plástico que possa ser fechado, evitando assim o contato com ar ou água.
Mas atenção! Os vegetais devem estar limpos e o ideal é providenciar o congelamento logo após a compra.
Os legumes e verduras congelados podem ser usados diretamente em molhos, refogados e cozidos.

Ovos

Sim! Dá para congelar ovos! É só fazer a mistura da clara e da gema (como se fosse fazer um omelete), e colocar para congelar em um pote bem fechado.
Você pode congelar quantos ovos quiser no mesmo recipiente, apenas lembre-se de anotar na embalagem a quantidade de ovos que foram armazenados.

Frutas secas

Para congelar frutas secas, como nozes e castanhas, é só colocá-las em um saquinho, fechar a vácuo e levar para o congelador.
Já na hora de consumir, basta deixá-las fora do congelador pelo tempo necessário.

Leite

Congele o leite que você não vai conseguir consumir para utilizá-lo em outra oportunidade.

Escolha uma garrafa de vidro ou plástico, encha ¾ da mesma (evitando assim que ela estoure com a pressão) e leve para o congelador. Na hora de consumir, descongele e use imediatamente para ele não perder o sabor e aroma.

Queijos

Se tem queijo sobrando na geladeira que não vai ser consumido, leve-o para o congelador sem medo dentro de um saquinho plástico.

Os queijos mais cremosos e macios podem sofrer alteração na textura, por isso podem ser melhor aproveitados em receitas depois de descongelados.

Frutas

Todas as frutas, com exceção da banana e da pêra d?água, podem ser congeladas inteiras ou em pedaços. Lembrando que, na hora de congelar frutas em pedaços é melhor retirar toda a casca e também o caroço.
Fejião
Todo mundo já congelou feijão, não? Mas é sempre bom lembrar que ele deve ser congelado refogado e não temperado por até um mês.
E mais, depois de descongelado não pode ser congelado novamente.

Carnes

Carnes frescas de todos os tipos, e de preferência cruas, podem ser congeladas.
Não se deve lavar, nem temperar a carne que será congelada, retire apenas os ossos e o excesso de gordura. Embale sem dobras e em porções individuais.
E cuidado! A carne que já foi congelada crua, só pode ser recongelada sob forma de um prato pronto.

Cuidados na hora de congelar e descongelar


A grande maioria dos alimentos pode ser congelada sem nenhum problema, desde que você tenha atenção com a embalagem usada.

A embalagem ideal para congelar seus alimentos é aquela que não permite o contato com o ar do freezer, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e se solta com facilidade depois do produto congelado.

Para os pratos prontos, o ideal é fazer o congelamento em pequenas porções. Divida o prato ainda quente em potes com tampa e coloque a quantidade exata que será descongelada.

E por falar em pratos prontos, esses devem ser apenas levemente temperados e cozidos pelo tempo mínimo necessário. Isso é importante porque o congelamento tende a realçar os temperos e deixar os alimentos mais macios.

Na hora de descongelar, bolos, tortas, doces e frutas devem ficar em temperatura ambiente e descongelados na embalagem.

Carnes e queijos devem descongelar dentro da geladeira.

Para descongelar os alimentos prontos, basta levá-los diretamente para o micro-ondas ou fogão.

Gostou das nossas dicas sobre alimentos congelados? Então, não deixe de seguir nosso blog, temos sempre dicas e receitas deliciosas para você e sua família.