Por que comemos determinados alimentos ceia de Ano Novo?

Blog A Chef em Casa

A ceia de Ano Novo é uma ocasião marcada por várias tradições: roupas brancas, fogos, brindes e determinados alimentos. Acontece porém, que muitas pessoas consomem esses alimentos sem saber ao certo o motivo e por isso criamos este post.

Confira e comece agora mesmo a montar sua ceia de Ano Novo com comidinhas, que além de deliciosas, são cheias de significados especiais. Boa leitura e feliz 2019!

A ceia de Ano Novo

A ceia de Ano Novo costuma ser farta para trazer felicidade e abundância no ano que se inicia. Porém, cada família tem as suas tradições e alimentos que não podem faltar de maneira alguma. São alimentos carregados de significados e até mesmo os menos supersticiosos não costumam abandoná-los.

Mas antes de mais nada, é importante caprichar na decoração da mesa. Festa de Ano Novo combina com cores claras e muito brilho, mas nada impede um toque de cor para atrair boas vibrações. Use e abuse também de velas, flores e frutas da estação.
Alimentos que não podem faltar na ceia de Ano Novo e seus significados
Lentilha

O costume de comer lentilhas na passagem de ano é comum também em outros países da América do Sul e tem origem italiana.

Os grãos de lentilha se assemelham à moedas e por isso o alimento está associado à sorte financeira.

Romã

A romã é símbolo de fertilidade e prosperidade, pois é uma fruta com muitas sementes, o que remete ao florescimento, nascimento e à abundância. Então, se você pretende ter um filho em 2019, não deixe de provar a fruta na passagem de ano.

Uma outra tradição diz que, três sementes da romã devem ser guardadas, secas, na carteira, ao longo de todo o ano para atrair fortuna. E ainda, existem outras pessoas que que acreditam que comer romã traz sorte no amor, por causa de sua cor rosada de suas sementes.

Uvas

As uvas são sinais de prosperidade e riqueza. A tradição ensina a comer doze uvas, sendo um para cada mês do ano. E os caroços devem ser guardados na carteira ao longo de todo o ano.