Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as refeições fora de casa representam mais de 25% dos gastos com alimentação. E sim, isso é muito dinheiro! Por isso, a cada dia que passa aumentam as pessoas que levam a boa e velha marmita para o trabalho.
Além de econômico, esse é um hábito que faz bem para a saúde. As opções que podem ser encontradas nos restaurantes e lanchonetes nem sempre são as mais nutritivas, frescas e saudáveis, isso sem falar no excesso de sal, açúcar e outros condimentos e ingredientes calóricos.
E, para você começar hoje mesmo a preparar suas marmitas, confira nossas dicas e sugestões. Bom apetite!
Dicas para levar marmita no trabalho
Escolha sempre ingredientes frescos e de boa procedência e qualidade. Fique atento aos ingredientes da época, já que os preços são melhores e o sabor mais intenso.
Reserve um tempo para fazer o planejamento antes de ir para a cozinha. Decida o que vai preparar e monte um cardápio semanal, distribuindo os alimentos e variando de acordo com o seu gosto.
Escolha um dia na semana, de preferência no domingo, para cozinhar. Uma refeição armazenada na geladeira dura até 5 dias, dependendo dos ingredientes utilizados. Junte temperos e ervas frescas apenas no dia que for comer. Dessa forma você terá comida para a semana toda.
Se você não curte cozinhar ou não tem tempo de se organizar para a montagem das marmitas, existe a possibilidade de comprá-las já prontas. E você ainda pode adquirir o tipo que melhor se adapta às suas necessidades: marmitas saudáveis, detox, funcionais, com baixo índice glicêmico, para vegetarianos ou para pessoas com alguma restrição alimentar.
Inclua na sua marmita alimentos que possam ser reaquecidos e que não tenham cheiro muito forte.
Planeje seu prato com uma proporção saudável de carboidratos, proteínas e gorduras boas.
Você deve incluir na marmita: uma porção de carboidrato (inhame, batata-doce, arroz e massas integrais ou um mix de vegetais variados, como brócolis, couve-flor e vagem); uma porção de proteína (animal ou vegetal); um tipo de grão ou leguminosa (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, entre outros) e folhas verdes à vontade.
Quanto aos legumes para a salada, eles podem ser levados temperados e pré-cozidos ou refogados. No entanto, se preferir cru, deixe para temperar na hora da refeição, evitando assim murchar a salada.
Gorduras do bem são sempre bem vindas e podem aparecer na marmita por meio do abacate, do azeite extravirgem ou de castanhas variadas para incrementar a salada.
Para que o armazenamento seja adequado é preciso resfriar o alimento o mais rápido possível. Não deixe ele esfriando em temperatura ambiente, isso aumenta as chances dele fermentar e estragar.
Para levar a marmita no trabalho, a melhor opção é o pote de vidro. O plástico, ao ser aquecido, contamina os alimentos com a liberação de um composto chamado Bisfenol A, que é prejudicial para a saúde.
Na hora de montar a marmita, o ideal é separar os alimentos. Saladas devem ser levadas à parte, pois não serão aquecidas com o restante da refeição. Já os alimentos quentes podem ficar juntos em um mesmo pote.
Uma boa dica é optar por recipientes com divisórias, eles facilitam muito na hora de comer.
Prefira sempre alimentos sem muito molho ou caldos. Com isso você diminui o risco de acidentes com o vazamento na bolsa ou mochila. Mas se for levar molho,coloque-o em um recipiente separado.
Tenha cuidado com o transporte da sua marmita, prefira sempre as bolsas térmicas.
Ao chegar no trabalho, deixe a marmita na geladeira. Porém, Se não for possível, coloque cubos de gelo seco na sua bolsa térmica para ajudar na conservação até a hora do consumo.
Se no seu local de trabalho não for possível aquecer a marmita, leve refeições que possam ser consumidas frias, como tabules, saladas de grãos e leguminosas ou mesmo sanduíches naturais completos com folhas, grãos e proteína.
Não se esqueça da sobremesa! Leve sempre uma fruta da estação picada ou mesmo uma salada de frutas bem caprichada. Vale também frutas secas e até uma pequena barra do seu chocolate preferido.
Por fim, na hora de "marmitar" faça escolhas gostosas, variadas e equilibradas. E caso tenha dificuldade na montagem dos pratos peça ajuda profissional. Afinal, mais do que economizar, o mais importante é se alimentar de forma saudável.