Os melhores alimentos para o verão

Blog A Chef em Casa

Para aproveitar o verão com mais saúde é fundamental cuidar bem da alimentação. A estação pede comidinhas mais leves, menos calóricas e de fácil digestão.

Por isso, trouxemos uma pequena lista com alimentos que não podem faltar no seu cardápio em tempos de altas temperaturas, pensando na sua saúde, beleza e proteção. Confira!
Alimentos para o verão
No inverno, nosso corpo necessita de alimentos calóricos para manter o corpo aquecido. Mas, no verão, ingerir alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar inclusive o seu funcionamento.

Além disso, deve-se priorizar os alimentos que, de certa forma, auxiliam a fotoproteção da pele, constantemente exposta aos raios solares nesta época do ano.

Já a falta de hidratação pode trazer consequências indesejáveis como fadiga, dor de cabeça, tontura, fraqueza entre outros. Sentir sede já pode ser um pequeno sinal de desidratação. Por isso, não espere sentir sede para se hidratar.

Agora, confira uma lista de alimentos que não podem faltar no seu verão:
Verduras e legumes

Verduras e legumes devem compor boa parte da nossa alimentação durante o ano todo, mas no verão principalmente, pois são pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais.

Alimentos como couve, brócolis, ervilhas, são fontes de luteína e zeaxantina, que atuam como filtro para os raios ultravioletas.

A couve ainda é fundamental para quem adora tomar um drink nas noites quentes de verão, pois ela ajuda na proteção do fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas no organismo.

E quanto a cenoura, você já percebeu que muitos óleos para bronzear e cremes pós-sol contém cenoura na composição? Isso porque ela é rica em betacaroteno, responsável pela produção de melanina, o que garante o desejado bronzeado. Sem falar que ela ainda ajuda na hidratação da pele. Assim, não deixe de consumi-la na salada ou no suco.

Frutas

Frutas além de refrescantes são suas melhores amigas quando o assunto é proteção. Elas são ricas em vitamina C e betacaroteno, com potente efeito antioxidante, que atuam no combate aos danos causados pelos de radicais livres, vindos da exposição solar.

Aqui, podemos citar como indicadas as frutas mais amareladas como mamão, goiaba, manga, melão, laranja, morango, melancia.

Cereais integrais

Alimentos como linhaça, germe de trigo, chia e gergelim, têm grande concentração de fibras, que favorecem uma boa digestão e auxiliam no funcionamento da flora intestinal.

Aposte também na quinoa que é muito rica em potássio, um importante mineral que ajuda a evitar o inchaço tão comum em dias quentes.

Carnes

No verão, prefira consumir carnes magras, por serem de mais fácil digestão.

Peixes como salmão e sardinha, fontes de ômega 3, também podem ser uma excelente pedida.

Alface

A salada de alface é uma delícia em qualquer estação do ano. E agora, você tem mais um motivo para que ela não falte no seu prato nos dias mais quentes: a clorofila e os flavonoides presentes nas folhas de alface auxiliam na redução do excesso de líquido no corpo, fazendo com que ele desinche.

Líquidos

Além de ingerir água, que é fundamental no verão, procure também consumir água de coco, sucos e chás que também são bons para hidratar e ainda trazem minerais e vitaminas antioxidantes, importantes para a proteção do organismo.

Outros alimentos

Quando o assunto é fotoproteção, vale a pena apostar em castanhas, amêndoas, nozes, semente de girassol, milho, amendoim que auxiliam bastante nesse aspecto, pois são ricos em selênio e vitamina E.

Cuidados especiais

No verão, alguns cuidados especiais devem ser tomados em relação à higiene e refrigeração dos alimentos. Assim,se evita os riscos de infecções e suas conseqüências devido a contaminação de alimentos.

Deixe sempre os alimentos armazenados na geladeira, ou em local fresco e arejado, e lave muito bem as mãos e utensílios antes de prepará-los ou consumi-los.

Já com relação ao manuseio das frutas, especialmente as cítricas, tome cuidado para não manuseá-las enquanto se expõe ao sol, evitando assim queimaduras e manchas na pele.

Por fim, uma boa ideia é, no verão, fazer cinco a seis refeições pequenas ao longo do dia, para manter um o bom fornecimento de energia ao organismo.

Então, gostou das nossas dicas sobre alimentação? Geladeira e despensa abastecidas para encarar a estação mais quente e alegre do ano com muita saúde e bem estar?