O que comer para curtir melhor o Carnaval

Blog A Chef em Casa

Carnaval batendo na porta e você já preparou a fantasia e montou toda a programação? Mas você já pensou também no que irá comer e beber nos quatro dias de folia para garantir toda a energia que precisa?
Então não deixe de conferir este artigo com dicas de alimentos nos quais você deve apostar para ter mais disposição e até amenizar os efeitos da ressaca no dia seguinte. Acompanhe e bom Carnaval!

Alimentos permitidos durante o Carnaval

- Alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas estão liberados, mas prefira sempre os integrais. Eles vão te ajudar a manter a energia e vão garantir uma maior sensação de saciedade.

- Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são frutas ricas em potássio e em vitamina C, nutrientes fundamentais para os músculos que irão trabalhar duro durante as festas. Outra vantagem dessas frutas: elas também ajudam a desintoxicar o fígado e com isso ajudam a amenizar a ressaca se você exagerar no consumo de álcool.

- Couve, brócolis, couve-flor e repolho também são muito bons para ajudar a evitar a ressaca. Inclua eles na salada agora mesmo.

- Prefira os grelhados, assados e ensopados e evite sempre que puder as frituras.

- Já se o assunto é hidratação, vá de melancia. Ela dá energia, sacia a fome e mata a sede, tudo ao mesmo tempo.

- Uma dica de lanche rápido entre um bloco e outro? Pão integral com atum e azeite. Além de ser uma fonte de proteína com baixo teor de gordura, o azeite e o atum, diminuem o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.

-Se você vai passar o Carnaval no litoral, cuidado com os alimentos vendidos na praia. Só compre se eles apresentarem boas condições de higiene e conservação.

- Outro cuidado é com o frutos do mar que só devem ser consumidos se estiverem conservados de maneira correta. Do contrário, eles podem provocar uma intoxicação alimentar séria.

- É bom também evitar o sal na comida, bem como temperos industrializados que contém muito sódio, principalmente se estiver muito calor.
- Nada de alimentos pesados e gordurosos antes da festa. Deixe a feijoada para o próximo final de semana. Esse tipo de alimento deixa a digestão lenta e prejudica a mobilidade do corpo, ou seja, tudo que você não quer durante o Carnaval.

- Coma um ovo depois de ter bebido muito. Ele também pode ajudar na luta contra a ressaca já que possui cisteína, uma proteína que é capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação provocado pelo consumo excessivo de álcool.

O que beber antes, durante e depois das festas

- O álcool deve ser consumido com moderação e sempre intercalado com água, refrigerante ou suco. Para cada copo de bebida alcoólica, um copo de bebida não alcoólica, ainda mais se estiver muito quente.

- Consuma de 2 a 3 litros de água por dia para não ficar desidratado.

- Isotônicos são ótimos para repor sais minerais de maneira rápida, mas se estiver realmente desidratado prefira a ingestão de água.

- Suco de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas. E, para turbiná-los, acrescente gengibre. Essa planta ajuda combatendo as náuseas e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.

- Água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.

- Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado tão agredido pelo consumo de álcool desta época do ano.

- Fuja das bebidas energéticas misturadas com álcool. Essa combinação pode ser fatal.

Outras dicas

- Não pule o café da manhã antes de sair de casa. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo e ovos para um café reforçado.

- Para ter maior saciedade faça refeições fracionadas ao longo do dia.

- Não pule refeições ou fique horas sem comer em nenhuma hipótese. E também não fique ingerindo apenas frutas ou proteínas.

- Alimentação equilibrada deve ser a regra sempre, principalmente durante o Carnaval.

Gostou das nossas dicas? Agora é só abastecer a geladeira, organizar o cardápio e cair na folia.