No Dia do Chef de Cozinha, conheça um pouco mais sobre a Chef Bianca Folla

Blog A Chef em Casa

O ato de cozinhar faz parte do nosso dia a dia, é uma questão de sobrevivência, mas também serviu, ao longo da história, como importante elemento nas relações sociais e de poder. Não é por acaso que as grandes conquistas são sempre comemoradas em volta da mesa com fartas refeições.
Mas além disso, para algumas pessoas cozinhar também é profissão, prazer e razão de viver. Estamos falando dos chefs de cozinha, aqueles que, além de talento, precisam de muito esforço, dedicação, aprendizagem, treino e, sobretudo, criatividade e ousadia.
13 de maio - Dia do Chef de Cozinha

E para homenagear esses profissionais que trazem mais sabor às nossas vidas, o dia 13 de maio foi escolhido como o Dia do Chef de Cozinha, o profissional responsável pelo manejo da brigada de cozinha de um restaurante.
A palavra "chef" é uma abreviação do termo francês "chef de cuisine" que, por sua vez, se origina do latim "caput", que significa "cabeça", por isso quem está no comando da cozinha é o chef, ou seja, o cabeça da cozinha.
É responsabilidade do Chef organizar e distribuir as funções dentro da cozinha, coordenando e determinando as tarefas de todos os integrantes de sua equipe, fazendo a supervisão dos produtos, elaborando o menu, zelando pela qualidade dos pratos e orquestrando um serviço harmonizado com o salão. Também deve saber liderar e formar equipes, ser organizado e saber transmitir seus conhecimentos.

Ou seja, somos nós que elaboramos pratos, planejamos cardápios, gerenciamos as compras de ingredientes, organizamos a cozinha e supervisionamos os serviços dos cozinheiros desde o pré-preparo até a finalização de alimentos, observando todos os métodos de cocção e padrões de qualidade dos pratos.

Meu trabalho como Chef

Formada em Direito em 2000, após alguns anos na área, percebi que meu trabalho, em um grande banco brasileiro, não trazia felicidade que eu procurava e por isso, decidi começar minha transição de carreira me envolvendo com a Gastronomia.

E foi aí, em busca de realização pessoal e profissional, que surgiu o conceito do buffet A Chef em Casa, um serviço de personal chef. Geralmente em domicílio, para um grupo seleto de pessoas e que funciona de forma personalizada, o serviço de personal chef é perfeito para quem busca qualidade e exclusividade.

Mas eu não parei aí, quase dez anos depois, em 2014, resolvi me aventurar no Chef na Rua, um food truck que levava as minhas delícias do buffet para as ruas de São Paulo. Assim, acabei participando e vencendo, em 2016, um dos episódios do reality A Batalha dos Food Trucks, na GNT.

Algum tempo depois, a TV voltou para minha vida e comecei a divulgar meu trabalho em programas de culinária, como o Mulheres, na Gazeta.

Hoje, além de participações na TV, estou presente no Instagram com o perfil @achefemcasa, onde acumulo mais 37 mil seguidores fiéis, realizo eventos em um modelo de atendimento personalizado, produzo comida congelada com cardápio sazonal e entregue semanalmente na grande sp e também ofereço cursos e consultoria online.

Acredito que cozinhar é fazer poesia para ser degustada. E como sempre digo, pra mim, cozinhar é o gesto mais puro de amor. Por isso, cozinho para os meus clientes da mesma forma que faço para a minha família: com dedicação, carinho e tempero do bom.

Assim, no dia 13 de maio, Dia do Chef de Cozinha, aproveito para homenagear e parabenizar todos os profissionais e estudantes da área que, como eu, acreditam que cozinhar é um ato de amor.

E para saber mais sobre o meu trabalho, me siga nas redes sociais ou entre em contato.