Inverno: conheça as frutas típicas da estação

Blog A Chef em Casa

Muitas pessoas acabam ganhando alguns quilinhos extras durante os meses mais frios do ano. Afinal, com as temperaturas mais baixas, vem aquela preguiça de se exercitar e a vontade de consumir alimentos mais calóricos.

Porém, uma boa alternativa para evitar o ganho de peso no inverno, é aproveitar as frutas da estação que alimentam e também cuidam da saúde. Sem falar, é claro, que elas podem ser encontradas em feiras e supermercados por um preço bem mais atraente.

Confira a seguir algumas dessas frutas que não podem faltar na sua dieta e também nas tardes de férias das crianças.

Abacate

O abacate é muito rico em ferro, magnésio, vitamina C e também gorduras. Porém, a gordura do abacate é a chamada "gordura boa", que aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.

O abacate é um aliado da beleza, pois ajuda a dar mais brilho e elasticidade à pele e aos cabelos. E ainda, é benéfico para a saúde do seu intestino, pois é rico em fibras, o que traz saciedade e melhora o fluxo intestinal.

Banana

Além de muito popular, a banana também é muito nutritiva. Ela é rica em potássio e magnésio, por isso faz um bem danado aos músculos e também para o coração.

A fruta é uma fonte saudável de energia, pois possui um alto valor calórico. Ela deve ser consumida com moderação se a ideia é perder peso.

A banana possui também vitaminas C e B6, que são antioxidantes e possui um efeito antidepressivo e calmante.

Caqui

O caqui é uma fruta linda e deliciosa!

É rica em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C.. Ela é excelente para saúde da pele e dos olhos e é uma ótima opção de sobremesa saudável e antioxidante nos meses mais frios do ano.

Carambola

Muito associada ao verão, a carambola tem seu auge nos meses de outono e inverno.

Ela é uma fruta refrescante e diurética, rica em vitaminas A, B e C. O ponto negativo da carambola é que ela deve ser evitada por pessoas que possuem problemas renais.

Figo

O figo é uma fruta muito rica em zinco e fibras. Porém, devido ao alto índice glicêmico, ela deve ser consumida de forma moderada.

É também uma fruta com poderoso efeito antioxidante.

Mas cuidado, prefira sempre consumir figos orgânicos. Os figos produzidos em larga escala possuem muito agrotóxicos na casca.

Goiaba

Não importa se vermelha ou branca, a goiaba é uma excelente fonte de cálcio, fósforo e ferro. Ela possui ainda muita fibra e é ótima para o intestino.

A goiaba ajuda na saúde dos dentes e dos ossos e ainda é benéfica para o coração.

Maçã

A maçã é a fruta preferida de muita gente e não é por acaso. Ela é rica em vitaminas B e C e é excelente para a saúde.

Ela possui substâncias importantes que ajudam a diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos. É pouco calórica e ótima opção para quem está de dieta.

Sua casca possui muitas fibras e por isso é auxilia no funcionamento do intestino. No mais, o chá dessas cascas possui um excelente efeito diurético.

Maracujá

A grande fama do maracujá é ser uma fruta com grande poderes calmantes, já que possui flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central. No entanto, ele é mais do que isso. Com poucas calorias, a fruta é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C.

A fruta pode ser muito bem aproveitada em receitas, chás e sucos.

Mexerica e tangerina

Essas frutas são muito ricas em vitamina C e ajudam a combater as gripes e resfriados tão comuns nos meses de frio e baixa umidade do ar. E a vitamina C também é muito importante para a saúde dos osso e beleza da pele e dos dentes.

Porém, essas frutas contêm muito açúcar e devem ser consumidas com moderação se a ideia é não ganhar peso.

Morango

Essa é outra frutinha que começa a dar o ar da graça no mês de julho. O morango tem poucas calorias e fonte de vitamina C, potássio, niacina, ferro e fibras.
O único cuidado que devemos ter na hora de consumir morangos, é com a grande quantidade de agrotóxicos presentes na fruta.


Gostou de saber quais são as frutas da estação? Então não perca mais tempo é vá para o supermercado abastecer a geladeira com alimentos saudáveis e nada de quilos extras ao final do inverno.