Finger food: saiba o que é e como servir

Blog A Chef em Casa

Novembro chegou e com ele a temporada de comemorações. E nada mais charmoso e prático do que o finger food para suas festas. Ah, mas você não sabe o que é isso? Então confira este artigo e fique por dentro.

Boa leitura e boas festas!

O que é finger food?

Em tradução livre, finger food é comer com as mãos, ou seja, trata-se de comidinhas e petiscos para comer com as mãos. São aquelas comidinhas servidas em potinhos, no espeto e também opções de canapés.

O finger food é muito comum em eventos como festas de 15 anos, casamentos e formaturas, mas também pode ser usado em reuniões de amigos e nas festas de família em casa.

A ideia é que toda a comida seja servida de forma muito prática, sem bagunça e sem louça para lavar no dia seguinte.

Mas se engana quem pensa que essas comidinhas deliciosas se destacam apenas pela praticidade, seu charme está também no visual, já que sua apresentação é sempre muito bem feita e atraente. Não se trata apenas de salgadinhos e mini porções, são sabores refinados e combinações criativas.

A título de curiosidade, vale citar que sua criação costuma estar relacionada com a atriz Joan Collins, protagonista do seriado americano Dinastia.

Dizem que ela tinha o hábito de comer no set apenas pequenos aperitivos, ao invés de grandes refeições com a justificativa de que assim ela poderia comer usando apenas os dedos e sem borrar o batom. Então, a partir daí, teria surgido o finger food.

Como servir o finger food?

E, apesar do nome, os finger foods podem ser servidos de diversas maneiras, independentemente do tipo de evento (social ou corporativo).

Você pode usar garçons para servir as comidinhas em bandejas. Ou se preferir, a opção é montar mesas e ilhas para que os convidados possam provar o que quiserem.

E opções para servi-lo não vão faltar, você pode usar:

Palitos, como se fossem espetinhos; Colheres de porcelana; Taças ou potinhos; Legumes (tomate cereja, endívias, batatinhas, etc), ou seja, os próprios alimentos servindo de base para servir a receita; Pães, torradas ou biscoitos.

Ele é ideal para eventos em que as pessoas fiquem, em sua maioria, em pé, já que as porções podem ser consumidas sem maiores problemas, sem precisar estarem sentadas. Também é ideal para festas mais dançantes e com muitos convidados.

No mais, você pode usar o finger food com todo o cardápio ou apenas serví-lo como um coquetel volante, antes dos pratos principais.

O que servir?

Na verdade, qualquer receita pode ser servida no formato finger food. Por isso, vale servir aquele seu prato favorito adaptado ao formato.

Veja a seguir algumas opções de comidinhas que ficam incríveis quando servidos no formato finger food:

Copinhos de doces;

Minipizzas;

Salgadinhos no palito;

Empadinhas em xícaras;

Quiches;

Mini-hambúrguer;

Miniquiche;

Presunto parma ou outros tipos de frios;

Risotos;

Escondidinho;

Massas;

Saladas;

Canapés.

Finger food é sinônimo de economia?

Muitas pessoas se perguntam se contratar um buffet no formato finger food é mais econômico do que um em formato tradicional. A resposta é que provavelmente sim, mas isso irá depender muito do estilo e principalmente, do horário da sua festa.

Eventos que acontecem em horários tradicionais de refeição, como almoço ou jantar, terão, com certeza, convidados com mais fome. Nesse caso, um cardápio finger food pode não ser o suficiente, e pode acontecer dos convidados saírem decepcionadas e reclamando da sua festa.

Então, se a ideia é usar o finger food para economizar no seu evento, mas sem decepcionar os seus convidados, o ideal é marcar a festa em um horário fora do padrão, como por exemplo, começando em torno das 15 horas e terminando antes das 19 horas.