Dicas para você economizar seu tempo na cozinha

Blog A Chef em Casa


Há alguns dias publiquei no meu Instagram, três dicas para te ajudar a ganhar tempo na cozinha. Afinal, muitas pessoas deixam de fazer as refeições em casa porque não têm tempo ou não gostam de ficar na cozinha. Comer fora às vezes é bom e você até consegue manter uma alimentação equilibrada, mas é muito mais difícil.

Pensando nisso, trago neste conteúdo mais dicas para você economizar seu tempo na cozinha.

Cozinhe uma vez por semana

Que tal escolher um dia da semana para preparar alguns alimentos e pratos que podem ser congelados para consumo nos dias seguintes?

Dessa forma, você economiza tempo e não fica cansado de ter que cozinhar todos os dias. E o melhor, não vai precisar comer fora ou pedir comida pelo delivery.

Aposte em receitas simples

Se a ideia é economizar tempo, nada melhor do que apostar em receitas simples e básicas que toda a família gosta.

Deixe os pratos elaborados para os finais de semana ou momentos especiais.

Aqui no meu Instagram, em sites e livros de receita, você pode encontrar receitas simples e muito fáceis e rápidas de fazer.

Separe os alimentos de acordo com sua validade

Alguns alimentos estragam mais rápido que outros e ainda existem alguns alimentos que não podem ser armazenados. Então, é fundamental separar corretamente os alimentos e usar primeiro aqueles que estragam mais rápido.

Por exemplo, as folhas estragam mais rápido, então é melhor consumi-las logo que forem compradas Além disso, elas não podem ser armazenadas já temperadas ou com outros ingredientes que as deixem murchas.

Tenha alimentos de reserva no congelador

O plano é deixar as refeições da semana todas prontas, porém podem acontecer imprevistos e você ficar na mão. Para evitar que isso aconteça, você deve preparar algumas refeições e deixar congeladas em porções individuais para uma eventual necessidade.

As carnes, por exemplo, podem durar até 6 meses no congelador, os legumes também podem durar até 3 meses. Mas atenção: antes de congelar os alimentos, lembre-se de colocar a data que você congelou e vá consumindo conforme o prazo de validade.

Não esqueça dos lanches

Nada de se preocupar apenas com as refeições principais, prepare também alimentos que podem ser consumidos em forma de lanches.

Por exemplo, cozinhe e congele frango desfiado, rale e congele a cenoura e faça isso com outros ingredientes. Na hora da fome, basta descongelar esses ingredientes e montar seu lanche.

Use o mesmo ingredientes em diversas receitas

Quanto mais ingredientes, maior o tempo gasto para o preparo das refeições. Assim, o ideal é que você prepare uma grande quantidade de determinado alimento e divida entre as receitas.

Escolha um ingrediente por semana e prepare com ele diversas receitas. E para a escolha dos ingredientes, fique de olho nos produtos da época e economize além de tempo, dinheiro.

Tenha os utensílios certos sempre por perto

Alguns utensílios facilitam e agilizam o preparo de alimentos.

Por exemplo,existe um utensílio que protege seus dedos, evitando que você os corte. Assim, você consegue cortar os alimentos mais rápido. Sem falar, é claro, dos fatiadores e descascadores, que te ajudam a fazer o trabalho chato com mais agilidade.

Portanto, os utensílios ajudam na praticidade e na redução de tempo na cozinha.
Conte com a ajuda de uma Chef

Para quem quer otimizar seu tempo na cozinha, a comida congelada é uma ótima opção. E nada melhor do que contar com a ajuda de uma Chef de cozinha que prepare refeições congeladas deliciosas e saudáveis para a sua família.

E não pense que encontrar uma Chef que prepare congelados é algo difícil, eu ofereço esse tipo de serviço desde 2020. Quer receber o meu cardápio para realizar uma encomenda? Me chame pelo WhatsApp 11 99428-3111.