Combinações de vinho com a ceia de natal

Blog A Chef em Casa

As festas de fim de ano estão chegando e nada como comemorar esses momentos com um bom vinho, não? Porém, nem sempre é simples fazer a combinação perfeita entre os vinhos e os alimentos tradicionais da ceia de Natal.

Pensando nisso, vamos te ajudar a fazer as escolhas corretas neste novo conteúdo. Assim, selecionamos algumas dicas pra lá de especiais. Mas lembre-se: a melhor harmonização é aquela que te faz feliz e o melhor vinho é o que você gosta e bebe com prazer.

Boa leitura e Feliz Natal!

Castanhas e nozes

Castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim, avelã e nozes, esses alimentos não podem faltar na ceia de Natal. E a melhor opção para harmonizar com esse delicioso aperitivo é o champagne, o mais famoso espumante do mundo.

Não tem champagne? Sirva um espumante nacional, um cava espanhol ou um bom rosé.

Mas se as castanhas e nozes foram servidas ao final da refeição, podem muito bem vir acompanhadas pelos vinhos de sobremesa.

Peru e chester

Peru e chester são clássicos da ceia de Natal, sendo a opção de muitas famílias para esse momento de celebração. Costumam ser servidos assados, acompanhados de arroz, farofa e molhos adocicados, como o de laranja.

Vinhos brancos ou rosés, acompanham bem o chester, que é uma ave mais leve, de sabor similar ao frango.

Já o peru, é uma ave de sabor mais intenso, deve ser acompanhado de vinhos tintos de corpo leve e taninos suaves, como os elaborados com as uvas Pinot Noir e Gamay.

Tender e pernil

A carne de porco é outro clássico da mesa do brasileiro, especialmente no Natal. Nessa época, o tender e o pernil de porco são os dois cortes favoritos, sempre servidos com molhos doces, como de abacaxi e de maracujá.

Essa carne tem sabor delicado, mas pode ser gordurosa. Então, o mais indicado é um vinho de sabor menos intenso e acidez elevada, como os espumantes, brancos aromáticos (como os elaborados com as uvas Gewürztraminer e Riesling), rosés delicados (como os da Provença) e tintos leves (como os Pinot Noirs).
Bacalhau

Muitas famílias, devido à forte tradição portuguesa, costumam servir bacalhau na ceia de Natal. E esse peixe maravilhoso pode ser preparado de diversas maneiras: assado, cozido, grelhado, junto ao arroz ou macarrão.

Porém, todas as receitas conservam o sabor forte, com toque salgado e bastante gordura, principalmente dos azeites de oliva.

O bacalhau pode ser acompanhado tanto de vinhos brancos, como os elaborados com a uva Alvarinho, quanto vinhos tintos, como os produzidos com as uvas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

Salpicão

É um prato de sabor muito peculiar, pois existem diversas receitas. Porém, a receita mais popular leva frango, cenoura, pimentões, seleta de legumes, passas, creme de leite e, algumas vezes, batata palha.

Assim, com base nessa receita, vale a pena investir em Merlots, Syrahs, Chardonnays e Rieslings. Opte, também, por rótulos mais leves, como os Cabernets Sauvignon da Califórnia.

Panetone e chocotone

Não tem Natal sem panetone, certo?

O maior clássico do final de ano, feito com frutas cristalizadas, é normalmente harmonizado com os espumantes brut.

Já se o panetone for um chocotone, com gotas ou pedaços de chocolate, o vinho do Porto é a melhor pedida.

Agora que você já sabe quais os vinhos servir na sua ceia de Natal, defina o cardápio, faça sua lista de compras,enfeite e casa e prepare-se para aproveitar ao máximo esse momento tão mágico.