Batata: conheça alguns dos tipos mais comuns

Blog A Chef em Casa


Há algumas semanas, mostrei lá no meu Instagram como fazer batata frita crocante e sem sujeira e mencionei que o ideal é usar, para esse tipo de preparação, a batata asterix.
Porém, muita gente fica confusa quando o assunto é como identificar e utilizar os diferentes tipos de batata. Assim, para tentar ajudar nessa deliciosa empreitada, vou falar hoje sobre alguns dos mais comuns tipos de batata. Acompanhe!
Batata: dos Andes para o mundo

A batata é um alimento muito consumido e versátil, podendo ser degustada de diversas formas e permitindo, assim, uma variação incrível no cardápio. Mas você qual a sua origem?
Pois bem, a batata (Solanum tuberosum L.) é nativa da América do Sul, da Cordilheira dos Andes, e já era consumida por populações nativas há mais de 8.000 anos, estando adaptada aos dias curtos da região.
Por volta de 1570 ela foi introduzida na Europa e se tornou a base da alimentação de diversas regiões. Já por volta de 1620, foi levada da Europa para a América do Norte, onde também se tornou um alimento muito popular.
Hoje,ela pode ser encontrada em todo o mundo e em uma grande variedade de cores, de cascas e de polpas.
A batata pode ser consumida frita, assada ou cozida, servida quente como acompanhamento à refeição principal, ou fria como acompanhamento para salada.
Ela ainda pode ser plantada em uma grande variedade de climas e os maiores produtores de batata no mundo são Polônia, China, Estados Unidos, Alemanha e Índia.
Tipos de batata que você precisa conhecer
Vamos conhecer agora alguns dos inúmeros tipos de batata:
Batata inglesa

Também conhecida como monalisa e ágata, é o tipo mais consumido no Brasil. Ela conta com alto teor de água e suas fibras estão, principalmente, na casca. É rica em minerais como potássio, sódio, magnésio, cálcio, manganês e zinco, além de vitaminas do complexo B, C e E.
Tem formato oval, alongado e com polpa e casca clara. É uma batata de usos diversos, mas tem teor baixo de amido e é melhor usar para cozinhar ou fazer purês e também fica ótima assada ou acompanhando o amado e clássico bacalhau.

E detalhe, a famosa batata bolinha, tão usada como acompanhamento de assados ou em conservas, nada mais é do que a batata inglesa em tamanho menor.

Batata-doce

Existem alguns tipos, a branca, amarela, roxa, mas todas possuem uma alta quantidade de fibras e sabor um pouco mais adocicado (umas mais e outras menos). É ótima para fazer cozida, assada, em purês e até em receitas de massas e doces.

Considerado um alimento funcional, a batata-doce é a queridinha dos atletas. Isso porque é um carboidrato mais complexo, que garante uma digestão em que o fornecimento de energia ocorre de forma gradual.
Ela é diferente, por exemplo, da batata inglesa: um carboidrato simples, que se transforma rapidamente em energia. Esta é uma particularidade da batata-doce, que chamamos “índice glicêmico baixo”, e por isso ela é a preferida por muitas pessoas.
Batata- baroa

A batata-baroa é chamada por muitos nomes pelo Brasil, mas para reconhecer esse tipo de batata, basta é só procurar por um vegetal de coloração bem amarela e um pouco mais comprido.
Esse tipo é muito utilizado na preparação de purês e sopas, já que possui menos amido. Mas também pode ser consumida cozida, pois fica deliciosa.
Batata asterix

A batata asterix tem formato oval e casca mais rosada e mais grossa. Porém, tem a polpa clara, como a inglesa.
Essa variedade é mais rica em amido que as demais e, por isso, mais sequinha, sendo ideal para fritar e fazer nhoque.
Já no que diz respeito ao lado nutritivo, esse tipo é rico em minerais como zinco, potássio e fósforo, além das vitaminas B e C.
Batata baraka

A batata baraka é aquela com aspecto “sujo”. Mas não julgue pela aparência, esse é o melhor tipo para fritar, já que tem menos água e mais amido, o que deixa o preparo mais crocante.
Ela também pode ser usada cozida, fica muito bom.
Gostou do post? Então continue acompanhando meu blog e minhas redes sociais para mais receitas e atualizações com receitas e informações sobre boa alimentação e gastronomia.