5 doces que não podem faltar em um casamento

Blog A Chef em Casa

Maio é realmente um mês muito especial, além do Dia das Mães, é o mês de noivas. Tradicionalmente, acontecem muitos casamentos nesta época do ano e se tem casamento, tem que ter doces, não?

Mas nem sempre é uma tarefa fácil escolher quais e quantos os doces vão fazer parte da festa. Por isso, para ajudar, selecionamos 5 doces tradicionais que não podem faltar em um casamento. Acompanhe e fique com água na boca.

5 doces de casamento

A mesa de doces no casamento é uma atração que encanta os convidados de qualquer idade. Por isso, além das novidades, doces clássicos não podem ficar de fora, pois trazem uma deliciosa sensação de carinho e aconchego.

Confira a seguir alguns doces que não podem faltar.

Bem casado

Este doce de origem portuguesa é indispensável! Tem que estar em qualquer casamento. Afinal, ele representa a união e o compromisso do casal, além de agradar todo mundo.

A clássica receita de portguesa, de massa fina de pão de ló e doce de leite, é a mais pedida pelas noivas em todo o país. No entanto, o docinho vem ganhando outras formas, cores e sabores, bem como embalagens personalizadas de acordo com a identidade visual escolhida para o grande dia.

Doces com frutas

Doces com frutas são um clássico delicioso! Eles fazem sucesso pela leveza e fundo cítrico, além é claro da beleza e delicadeza.

Copinhos e tarteletes de massa ou chocolate, recebem recheios cremosos em diversos sabores, finalizados com cerejas, amoras, coco, morango, uva, pêssego e o que mais a imaginação (e a gula) mandar.

Bombons e trufas

Difícil encontrar quem não goste, por isso trufas e bombons também não podem faltar na mesa de doces.

Escolha recheios com sabores diferentes como limão siciliano, mirtilo, macadâmia, conhaque, entre outros, para surpreender seus convidados. Invista também em apresentações únicas e impressionantes.

Brigadeiros

O rei de todos os docinhos de festa não pode ser deixado de fora do casamento! Porém, no grande dia, ele aparece em novas versões surpreendentes.

Além do clássico, aposte em sabores bem brasileiros como churros e paçoca, além dos brigadeiros gourmet e alcoólicos, novidades que abrem um enorme leque de opções para quem pretende inovar quando o assunto é doce.
Camafeu de nozes

O camafeu de nozes, feito a base de nozes, leite condensado, açúcar e ovos é tradicional, sofisticado e uma verdadeira perdição.

Pode ser servido em forminhas delicadas de papel ou em copinhos, em uma versão mais moderna.

Dicas para errar na hora de montar a mesa de doces

Na hora de montar a mesa de doces, leve em conta o horário, local e clima. Doces como brigadeiros e bombons sofrem com o efeito do calor, já os de frutas, são mais indicados para os dias quentes.
A mesa de doces deve ter um ponto central: o bolo. Ele é o item principal e deve estar no centro, rodeado pelos doces.
Coloque na mesa arranjos de flores, velas, itens de porcelana ou até mesmo um porta retrato com a fotografia dos noivos. Esses itens trazem charme, romantismo e personalidade à mesa de doces.
Não exagere muito nas cores. Estude a combinação perfeita de acordo com o restante da decoração da festa.
A conta para acertar a quantidade de doces para casamento é bem simples de ser feita. É recomendada a quantidade de 5 a 6 unidades por convidado, lembrando que os convidados adoram levar alguns docinhos para casa ao final da festa.
Caso os noivos tenham uma mesa de sobremesas na festa, o número de doces pode cair para três ou quatro por pessoa. Mas é importante ter uma quantidade suficiente para deixar a mesa farta e bem decorada.
Quanto aos sabores, em um pacote de mil doces, o ideal é ter cerca de oito tipos diferentes.
O ideal é destinar 10% para os doces com frutas, 30% para os chocolates, e o restante (60%) para os docinhos tradicionais.
Dependendo do perfil de seus convidados, é interessante considerar alguns doces sem lactose e/ou fit e, nesses casos, a quantidade será calculada com base no número de pessoas que tiverem essas restrições.

Gostou das dicas? Já consegue escolher os doces e montar a mesa do próximo casamento?